Quem proseia comigo

sexta-feira, 12 de abril de 2013

OS DOIS LADOS DA "BRIBA" - como falar em público sem ser um desastre!

Sua carreira alavancou e começou a ser chamado para ensinar outros?

Como se preparar para falar em público sem vexame!
 Google images ( pode linkar que dou os créditos)


Há alguns anos, não sei exatamente há quanto tempo, veicula um vídeo ( Clica aí, mas se for rir, tenta rir com bondade no coração, tá?) interessante na Internet sobre uma pregação com diversos equívocos cometidos por um pregador da Palavra de Deus.
O fato gerou indignação de uns, horror de outros, solidariedade, enfim, polêmica.
O artigo de hoje quer nos levar  a meditar sobre alguns desses equívocos cometidos durante a pregação,(e -pasmem!-, ocorre também em outros tipos de palestras).
Nossa reflexão pousa também sobre a postura de todos os que se dizem irmãos em Cristo, ou no mínimo politicamente corretos, ou ativistas de direitos humanos, sei lá... ( seja qual for a religião), referentes a estes eventos.
Serve para a gente, que é blogueiro também.
Você organiza uma feira, chama um cara da blogosfera para palestrar e tem  o desprazer de descobrir que ele paga para escrever o blog dele, ou quem faz é um parente...(abafa...rs), desastre toootalll...

Talvez este post nos ajude a meditar sobre textos que lemos por aí e nossa postura diante deles, não interessando o assunto do blog.

Vamos pensar então em 3 pontos consideráveis :
  • Qual a relevância da preparação de um material a ser publicado, seja palestra, seja artigo escrito;
  • O que significa estar preparado para ministrá-lo;
  • Como se preparar para tal tarefa.
Estas observaçoes que farei a seguir, quero pedir licença a vcs, se demorarão mais no aspecto da pregação cristã.
Então, seja você professor, blogueiro  que dará aulas de artesanato em exposições, ou apenas leitor curioso como eu que quer crescer como pessoa, faça um exercício: aplicação.
Funciona assim;
Enquanto vc lê, mentalmente vai aplicando ao seu caso, ok?
Este texto escrevi para outro blo, que ainda está em construção, em outro título, mas achei legal trazer para a gente hj, com algumas adaptações!
Vamos lá?

Façamos agora algumas perguntas a nós mesmos (como leitores/receptores de uma mensagem) antes de prosseguir:
  1. Os equívocos gramaticais e a falta de coerência e coesão do texto desautorizam o palestrante ou pregador?
Certamente NÃO.

Tudo isso pode ser trabalhado:

Nas palestras cristãs - com o devido respeito à pessoa do pregador, lembrando que foi chamado por Deus, por Ele ungido para sua obra, e tem sido fiel ao Trabalho, portanto merece reverência.
O que desautoriza o pregador é a inexistência de uma vida reta perante Deus e os homens.

Nas palestras expositivas de artesãos, webdesigners, etc - não podemos confundir capacidade de verbalização com competência profissional. Haja vista a quantidade de cientistas e de professores nas áreas de exatas que não conseguem explicar bem, e acaba criando "monstrinhos" semi-analfabetos em atemática, Física, etc, que nem euzinha aqui...kkkk
Então o cara pode ser bom no que faz mas não saber se expressar bem, acontece...

   2. Essa pregação surte efeito?
Agora para os pregadores da Bíblia, ok?
Mais uma vez, não é a eloquência ou cultura do pregador que traz libertação, salvação ou cura. deveríamos saber disso. O que surte efeito é a dispensação graciosa da Palavra viva e eficaz, derramada de um vaso santo, conquistada por uma vida de oração, jejum, em quem já passou ou está passando um dos gumes. É isso o que gera vida, pois a Palavra de Deus não volta para Ele vazia.

 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas 
regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao 
que come,
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. 
Isaías 55:10-11


Se houve vidas transformadas naquele dia, o que é perfeitamente possível, a resposta à pergunta é SIM.

E para os profissionais citados anteriormente:
Você quer ser um profissional reconhecido na sua área? `
É bom na atividade  que quer divulgar? Quer ser convidado para feiras, worskhops,exposições?
Então sua linguagem é, sim, essencial.
Deve ser trabalhada para estimular novos convites, e até se tornar uma maneira de alavancar seu trabalho!
 Agora se você faz as duas coisas: é cristão, pregador na igreja, e também faz palestras fora: Não confunda os públicos!!!!
É desagradável ver também ir a uma reunião de pais e o professor, ao invés de ir direto ao ponto, repetir jargões evangélicos o tempo todo, falar como se tivesse 45 min para  "se apresentar", enquanto é só uma introduçãozinha.
Se tiver intenção de externar sua fé num evento desses, tem que ter bom senso e se utilizar de uma linguagem  comum e acessível a um público misto...certo?

Em resumo, o vídeo é engraçado, difícil não rir . 
Por outro lado, que tal aprender com ele e tentar encará-lo assim:
Qual é a sensação de ouvir um francês falando com seu biquinho, ou o sotaque carregado de um alemão, sem contar com suas peripécias linguísticas tropeçando na grafia e nos significados das palavras?
Eu tinha um prefessor de Política na Faculdade, que cada vez que tinha aulas com ele, terminava com dor de cabeça, por causa do sotaque de Portugal carregadíssimo, como sofríamos...
Para o público frequente daquele pregador, certamente as palavras lhes soaram familiares, a mesma familiaridade de um sotaque paulista para um paulista.

E os personagens bíblicos misturados?
Foi mal, denota falta de conhecimento de Bíblia, mas...quando se está nas drogas, com um filho à beira da morte, tanto faz se foi Moshé, Asac ou Ibraão que tava na boca do leão. o que importa é que Deus livra e pronto! E vai livrar você também! Ponto final... rs.

Brincadeiras à parte, podemos tirar deste vídeo duas lições:

A- Não devemos julgar, excluir ou criticar ninguém, pelo simples fato de que Deus não nos delegou esta             tarefa.

E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita.
E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR o ouviu.
E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
E logo o SENHOR disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três.
Então o SENHOR desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram.
E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa.
Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?
Assim a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se.
E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. 
Números 12:1-10


B- Por outro lado: Estamos na capital  mais importante do Brasil, que é São Paulo, em pleno século 21, temos acesso à Educação básica gratuita, cada vez mais acesso à Universidade, internet por R$ 29,90 mensais, portanto impera uma máxima : Não há desculpa para NÓS não nos prepararmos.

Nessas condições descritas, a busca pelo conhecimento deve ser uma constante em nossas vidas, em respeito ao Evangelho, ao nosso trabalho, à nossa inteligência e à de nossos ouvintes.

Agora, podemos então ir aos tópicos iniciais:


  • PREPARAÇÃO DE UM SERMÃO:  Primordial.

O crer vem pelo ouvir, e Deus quer ter em Seus servos pessoas que saibam explicar o texto bíblico.
Leia o texto abaixo:

E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. 
Atos 8:26-39


Quando subimos num púlpito ou algo parecido devemos ter em mente o que pretendemos falar, preparar de antemão e preparar-se para responder eventuais questões que eventualmente advenham daquela pregação.
As pessoas, em sua maioria, e isso dentro e fora da Igreja, tem dificuldades de entender o texto bíblico por conta de sua linguagem, ambientação histórica, peculiaridades da cultura judaica, além de outros fatores.
Eu e você devemos ter conhecimento do que falamos, saber traduzir a linguagem culta da Palavra para o cotidiano das pessoas. E isso vem pelo nosso esmero em estudar , compreender e saber explicar.
No lindo texto acima temos o exemplo de como Deus busca aqueles a quem quer salvar.
Estaremos preparados para ser usados?
Nas palestras a trabalho, o mesmo se aplica: Não sabe um assunto, não se propõe a falar. Não sabe tudo sobre o que faz?
Recuse o convite, ou corre atrás do prejuízo antes da palestra. As pessoas percebem de cara sua profundidade no que diz...

  • COMO SE PREPARAR.
Além de, obviamente, orar TODOS OS DIAS; ler a Bíblia TODOS OS DIAS (em sequência e em espírito de oração), é imperativo: suprir nossas carências educacionais, terminando os estudos, pelo menos o Ensino Médio, ler jornal, revistas e livros em busca de cultura secular ( não secularizada), no intuito de não falar besteira. Os eunucos reais eram homens cultos e Filipe ( o cara que  o texto descreve ali em cima ...não leu por que é Bíblia?...volta lá e lê: lembre-se: mente aberta...) , então, Filipe estava preparado para seus questionamentos, pois era culto. sabia o que estava falando.
Deus pode colocar qualquer um de nós que lê isso hoje em posição alta na vida.
Manter-se lá é que vai depender de nós...


  • O QUE SIGNIFICA ESTAR PREPARADO?
Entre outras definições, é saber manejar a Palavra:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2:15


  • Aprender a aplicar seus princípios na vida;
  • Saber ensiná-la com amor;
  • Não confundir franqueza com grosseria, sendo educados no falar;
  • Não tratar as pessoas como condenados, pois é uma condição em que se encontram no momento,e que pode ser revertida por Jesus por meio do nosso testemunho;
Por fim,devemos ter em mente que fomos chamados para transmitir a mensagem da Cruz por meio, principalmente de nossos atos, pois o pregador prega em todo o tempo, mas na maioria das vezes, não usa palavra nenhuma para isso.


Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
2 Coríntios 2:15
E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.2 Coríntios 2:14
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.                                                                                     Efésios 5: 2

Aos amados blogueiros que encontrei na Net, minha mensagem:

Manejar uma linguagem bacana vai te abrir muitas portas.
Seu esforço e seu trabalho podem te levar até lá, mas eu conheço muita, mas muita gente que se perde lá em cima por pura arrogãncia e autosuficiência.
Conheço gente que alcança tantas coisas que cai em depressão, por dar mais valor ao dinheiro...
Conversa com Jesus, seu único amigo de verdade e pede para Ele fazer parte da sua vida, dirigir, mandar as pessoas certas para você.
Não anda sozinho não...por favor, tá?
Aceita que Jesus faça parte dos teus projetos e você vai ver como será light.
Quem vos fala é a ANSIEDADE em pessoa...Todo dia tenho que entregas as coisas na Mão dEle, por que tô sempre trocando os pés pelas mãos com minha mania de querer andar sozinha...
Nisso eu sou expert, credo...


Bom, moçada...

Por enquanto é só. Se quiser perguntar, complementar, corrigir, use a caixa de comentários, Ok?
Fiquem na Paz do Amado!!!

Bjos! 


                                            

64 comentários:

  1. ...muito bom esse texto uma ótima reflexao.
    Obrigada pelo carinho e também já estou te seguindo.
    Ah1 não me importo não pode divulgar.
    Beijos muitos!
    Rô!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii....vim retribuir a visita e ja estou lhe seguindo tbem, bjs.
    jussaratapetes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente é triste ver que ainda existem pessoas que não tem cultura suficiente tendo acesso a educação. Será que é falta de acesso, ou preguiça?

    Difícil isso né?

    Gostei do seu espaço!

    Abraços e carinhos
    Mynda
    www.massovita.com
    http://mundinnosso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Van! Gostei muito do seu blog e desse texto bem explicativo...Muitas vezes temos dentro de nos tudo arrumadinho da melhor maneira...mas na hora de se dizer ou colocar até em uma folha em branco, vira um desastre...Pra tudo nesta vida temos que estar bem preparados e colocar Deus na nossa frente...Te vi minha amiga no Grupo de Amigos e cá estou já te seguindo...Se quiser conhecer o meu refugio, seja bem vinda...
    Beijos e um ótimo final de semana.
    Marilene

    Blog folhas flores e sutilezas

    ResponderExcluir
  5. Vim retribuir o siga-me, estou te seguindo de volta, depois venho sem pressa aqui no seu cantinho, bj.
    http://neidecastor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. @
    obrigada pela visitinha, Rô...
    Você já tá lá!!! Curte, vai?
    http://www.facebook.com/inventandoeproseandonoface

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. @Masso Vita
    Verdade,Mynda...
    acho que um pouco falta de visão também, mas só se cresce com educação.
    Volte sempre, este espaço é nosso!!!
    Obrigada pelo carinho.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. @MARILENE DOMINGUES
    É mesmo...mas com treino se consegue, viu?
    Até por que Deus abre portas e não podemos fechá-las...
    Que Deus abra para vc portas bem grandes para o sucesso!!!
    Obrigada pela visita, tô indo lá te conhecer!!!
    Beijos enormes!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!!!Passando aqui para agradecer á sua visita no meu blog CHARMOSAS.COM.Sou do blog SIGA-ME e já estou te seguindo. Te convido á conhecer o meu outro blog a AGENDA DOS BLOGS, que é um blog de divulgação. Passa lá e fique á vontade!! Bjs!!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. ISSO FOI TIPO UM ESTUDO,PENA QUE FALTOU O LINK DO VÍDEO.NÃO VI,BJS
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
  11. Bom texto, as vezes tenho tanta coisa pra falar mais quando chega na hora dá um branco amiga, e isso prejudica muito. Van vim te desejar um lindo final de semana, beijos.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no face

    ResponderExcluir
  12. Olá Van!
    Adorei os textos!Seu blog é lindo por inteiro,você escreve super bem!pode até escrever um livro!!
    Já estou te seguindo.
    http://cacaujafet.blogspot.com
    bjossss

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga vim retribuir a visita e já estou te seguindo.Bjus!

    ResponderExcluir
  14. Olá Van, lindos textos, mu7ito bom mesmo, vim retribuir a visita e já estou te seguindo......bjus......e um bom domingo.........

    ResponderExcluir
  15. Olá, vim retribuir sua visitinha...abraços
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Van vim retribuir a visita e seguir seu blog,muito obrigado pelo carinho deixado lá.E essa mensagem nos passa que devemos sempre pedir descerimento a Deus em tudo que nós fomos fazer,pois ele é quem nós dá o tempo certo das coisas acontecerem,beijos querida.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Van! Gostei muito de seu blog; é muito criativo e interessante. Sua visita ao meu blog muito me alegrou. Já estou seguindo e curtindo o seu. Que Deus continue te enchendo de sabedoria para nos passar boas informações!Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também.http://nubiabia01.blogspot.com.br/
    caso queira minha pagina também https://www.facebook.com/jeitosimplesdeser

    parabéns pelo blog Compartilhando noG+1

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!!! Passando para comunicar que á sua divulgação sairá amanhã na AGENDA DOS BLOGS ( 16/04).Peço que todas ás visitas que chegarem aqui, que você possa retribuir á todas!! Peço também se você tiver VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS em seu blog, que você possa retirar, pois esse recurso afasta as pessoas.Passa na página CADASTRADOS e veja o seu número de identificação que está em vermelho. Se quiser você já pode solicitar á sua Carteirinha na página INSCREVA-SE e siga ás regrinhas para tê-la. É um prazer ter você conosco!!! Bjs!!!

    Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
  20. Olá, vim conhecer o blog através da agenda dos blogs, estou seguindo parabéns pelo cantinho...bjimm
    www.bybeiju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, te vi lá na agenda dos blogs e vim conhecer o seu cantinho..adorei e já estou te seguindo...aproveito pra te convidar a conhecer o meu cantinho..bjss

    http://lojinhadallu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Boa noite flor! Vim conhecer o seu cantinho através da agenda dos blogs. Amei o seu blog, parabéns. Se você quiser conhecer o meu será muito bem vinda. Tenha uma linda noite. Bjs
    Cantinho by Giuly's
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, Vanusa, faço parte da Agenda dos Blogs, visitando o seu decidi segui-lo.

    http://reginaldosilvajr.blogspot.com.br/

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  24. Olá, Vanusa, faço parte da Agenda dos Blogs, estou te seguindo.
    Falar em publico é mto complicado não é?Temos que nos preparar
    BjOs de Nana :)
    nanapinhoemcores.blogspot.com.br
    padrinhosdeumaflor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. OLA VAN,VIM AGRADECER SUA VISITA E CONHECER SEU CANTINHO,ÓTIMA DICA .EM TUDO QUE PUDERMOS MELHORAR E SUPER ÚTIL.BEIJOS .

    ResponderExcluir
  26. Ola vim conhecer seu cantinho amei parabéns!!!

    Vi seu blog na "Agenda dos Blogs" Adorei e estou seguindo!

    Te espero no meu também, beijos

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, vi seu blog em um outro blog conhecido.
    Vim conhecer e te seguir.
    Me segue também?
    beijos
    www.viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Adorei o texto, eu tenho este problema haha

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu adorei seu texto, li e refleti, acredito que algumas pessoas já nascem com o Dom da palavra, outros como vc descreveu o senhor capacita, Bom vi seu blog na agenda dos blogs e já estou seguindo, um super beijo minha querida
    http://www.carlafabieene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá abençoada vim retribuir a visita e já estou te seguindo.Seu blog é interessante e tem o melhor a Palavra de Deus que é viva e eficaz.
    Jesus abençõe você e sua família.
    Bjinhos coloridos e abençoados.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Vanusa, faço parte da Agenda dos Blogs, estou te seguindo.
    Falar em publico é mto difícil mesmo conheço pessoas que diz que mesmo pregando a mais de 10 anos ainda sento um nervosismo no final.

    http://livreacessoebd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Vi o seu blog no agenda dos blogs e vim dar uma conferida.
    Parabéns pelo trabalho!
    bjos
    Evy
    bosquedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Ótimo texto, e pura verdade. Morro de vergonha de falar em público.

    Seguindo :*

    http://chitafilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá minha linda, vi seu blog no agenda dos blogs e vim conhecer. Gostei muito e estou seguindo.!!
    Querida, tenho um grupo de divulgação de blogs chamado ENTRE BLOGS, será muito bom ter seu blog no grupo, se quiser participar só é preciso acessar e se inscrever.

    Bjuuuss

    Cris

    Blog Crescimento Cristão

    Entre Blogs Grupo de Divulgação

    Fan Page Cristãos em Construção

    ResponderExcluir
  35. @Simony

    Oi, Si.
    Que bom que gostou!
    Na verdade, o link está na palavra vídeo, bem no início do texto.
    Acho que faltou destacar, mas vou fazer isso!
    Obrigada, bjk.

    ResponderExcluir
  36. @Magda Moreira
    Obrigada, Magda!!!!
    Que bom fazer parte de uma turminha tão legal!!!
    Tô indo!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  37. @Neide Castor
    Aparece, Neidinha...
    Ansiosa já para saber o que achou...hehehe!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  38. @Lucimar da Silva Moreira
    Verdade, Lu.
    O nervosismo do momento conta muito, mas o segredo está na preparação prévia. Daí vc vai lembrando o que está na pauta para falar e vai voltando o conteúdo...
    Agora, que dá um friozinho, isso dá mesmo.
    Volte sempre, amiga!!!
    BJK!

    ResponderExcluir
  39. @Cacau Jafet
    Que lindo, Cacau!!!
    Pelo menops se eu escrever vou ter uma leitora...kkk
    Já vale a pena!!!
    Obrigadão mesmo!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  40. @Salete
    Oi, Salete!!!

    Brigadão, volte sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. @Santa Clara Artesanato
    Obrigada, volte sempre para papear um pouquinho!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  42. @Ektamara Mendes Sousa
    Sim, linda!!!
    Quando somos guiados por deus, flui mais naturalmente!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  43. @Sandy Matos
    Obrigada, Sandy...
    Amém.
    Deus abençoe.
    Gde beijo!

    ResponderExcluir
  44. @BY BEIJÚ
    Obrigada amor...tô indo lá retribuir o carinho!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  45. Parabens Vanusa lindo seu blog,
    sempre estarei dando um aolhadinha nele, pois sou sua fã bjsssssss :)

    ResponderExcluir
  46. @Nana Pinho
    Temos, sim, Nana.
    Não tem segredo, mas se queremos crescer, vale a pena investir!!
    Seguindo seus blogs, amor!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  47. @artedetudocomamor
    Que bom que gostou, te espero mais vezes.
    Seguindo o seu, já!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  48. @Regiane Makiyama

    Que prazer receber sua visita,Rê!!!!
    Obrigada por seguir!
    Volte sempre!!!
    Lindo cantinho o seu, viu?
    Seguindo, já, Anjo!!!
    Abração!!!!

    ResponderExcluir
  49. @Laysa Oliveira
    kkk e quem não tem????
    espero que siga algumas dicas!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  50. @* Carla Fabieene *
    Obrigada!
    Que bom que esse nosso Deus é assim, perfeito, né?
    Bjs!!!
    Retribuindo já sua visita, viu???
    VEM SEMPRE POR AQUI!!!

    ResponderExcluir
  51. @Lilian Souza Góes

    Obrigada, Lilian, seja bem vinda para prosear sempre!!!
    Bjs Mil!!!

    ResponderExcluir
  52. @valquiria borges
    Amei seu blog, Val!!
    Que bom, encontrei até o curso que queri para contar histórias!!! uhuuuu!!!
    Obrigadão!!!
    Bjs, fica na Paz do Amado!!!

    ResponderExcluir
  53. @Evy
    Oi, Evy!!!

    Vim retribuir a visita e encontrei um cantinho apaixonante de leitura!!!

    Book trailler??? Que novidade para mim...

    Amei seu blog, sua história como leitora é quase igual a minha, inclusive Agatha...rsrs.

    Estou mais que gamada nisso aqui!

    Bjs, volto mais vezes, com certeza!!!

    Amei!

    ResponderExcluir
  54. @Suellen Soares
    A vergopnha atrapalha sim ,mas podemos vencê-la... ainda bem...KKK

    Obrigada, vou lá ver seu cantinho. Obrigada...bjs!!!

    ResponderExcluir
  55. @Ana Cristina Manhaes
    Obrigada , Cris, farei parte, sim!!!
    Que deus abençoe, e obrigada por seguir!!!
    Volte sempre!!!!

    ResponderExcluir
  56. @Titta Artesanatos
    Obrigada, Patty...
    Coincidência, tb sou sua fã...rsrs
    Quem nesse mundo nem tem blog ainda e já tem eu de seguidora???? kkk
    Esperando o seu ansiosa para seguir, que seus trabalhos são lindos!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  57. Ola, tudo bem ? vim aqui para te convidar a um concurso entre blog's, se aceitar aqui esta o link
    http://femininaoficial.blogspot.com.br/p/blog-page_5.html

    beijoooos

    ResponderExcluir
  58. Olá, Van, fiquei feliz com sua visita no meu blog. Obrigada e volte sempre. O seu também muito me agradou.Seu texto está bem explicativo. Sou muito elogiada para proclamar as leituras , mas falar sozinha eu não consigo, embora eu tenha bastante desenvoltura! Grande abraço e lindo final de semana

    ResponderExcluir
  59. que bom que vc e seu pequeno gostaram do nosso cantinho....agora deixa eu confessar uma coisa: morro de vergonha de falar em pulblico pra muita gente, já tentei tirar isso de mim ,mais não concigo...lembro até na igreja quando o pastor dava oportunidade pra cantar aff eu tremia mais que vara verde...enfim DEUS continue te abençoando e te dando muito sucesso...bjos

    ResponderExcluir
  60. @Amanda Taline
    Lindinho seu espaço.
    participando, já...Bjs!!!

    ResponderExcluir
  61. @Maria Luiza
    Então, menina, com certeza falta apenas vc aceitar os convites para falar e falar, só isso...desenvoltura já tem, né?
    Vale palestrar com e espelho antes e frio na barriga, que não passa nunca...kkkk
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  62. @kris e tati
    O friozinho e a vergonha é de Lei...kkk
    Pode não parecer, mas depois de décadas ainda tenho TODA VEZ....rs
    Obrigada pela visitinha...Bjs!!!

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião, Comente aqui